terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aos Pregadores








Só para mim.

Li recentemente, no blog do Reitor do STEMAT (Seminario Teologico Evangelico de Mato Grosso)do Pr.Afrânio Leigue,uma carta do John Wesley escreveu para o seu amigo Trembath e fiquei absolutamente impactado e desafiado a melhorar o meu habito de leitura , meditação e oração, para que também o meu nível pregação possa melhorar. Pois jamais serei um pregador ou um ganhador de almas, se não me atentar para esse tão precioso conselho de um homem que nos deixou tão grandioso legado de vida e ministério como pregador da palavra de Deus.
Quando li foi uma pancada na alma, para acordar. Como disse o Pr.Afrânio Leigue, essa é para humilhar
muitos pregadores que se acha "pregadores".
Que realmente tocou muito fundo na minha alma.


John Wesley a Jonh Trembath

“ O que tem lhe prejudicado excessivamente nos últimos tempos e, temo que seja o mesmo atualmente, é a carência de leitura. Eu raramente conheci um pregador que lesse tão pouco. E talvez por negligenciar a leitura, você tenha perdido o gosto por ela. Por esta razão, o seu talento na pregação não se desenvolve. Você é apenas o mesmo de há sete anos. É vigoroso, mas não é profundo; há pouca variedade; não há seqüência de argumentos. Só a leitura pode suprir esta deficiência, juntamente com a meditação e a oração diária. Você engana a si mesmo, omitindo isso. Você nunca poderá ser um pregador fecundo nem mesmo um crente completo. Vamos, comece! Estabeleça um horário para exercícios pessoais. Poderá adquirir o gosto que não tem; o que no início é tedioso, será agradável, posteriormente. Quer goste ou não, leia e ore diariamente. É para sua vida; não há outro caminho; caso contrário, você será, sempre, um frívolo, medíocre e superficial pregador.”

2 comentários:

  1. Pitante,

    Parabéns pela iniciativa de criar um Blog. Enquanto Satanás tem disseminado todos os tipos de mazelas e heresias pela internet, usando seus seguidores; nós, Cristãos, temos de fazer apologia e anunciar a Verdade que liberta.

    Um abraço

    Cleosmar Berto Machado
    www.vidacristavitoriosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pitante, Graça e Paz! Obrigado por ter visitado o meu blog, também sou seu seguidor. Quanto a este tema deveria ser mais discutido. A idéia de "unção" hoje jogou a preparação intelectual pra lata de lixo. Devemos cuidar com zelo da pregação na dependência do Espírito Santo. São os dois aspectos. Até a escolha do tema depende da ação do Espírito Santo, sem que haja o desprezo pela preparação por meio da pesquisa, leitura. Há situações em que não dá pra ter o preparo prévio, porém o repertório de leitura mesmo assim age na inspiração, além do fato de que Deus usa os nossos talentos, as nossas capacidades desenvolvidas pelo exercício intelectual em benefício do Reino. O que não deve ocorrer é o conhecimento sem unção, nem unção sem conhecimento. Isso explica porque no Brasil os sermões estão cada vez mais empobrecidos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...