terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GRATIDÃO A DEUS


GRATIDÃO A DEUS

TEXTO: SL 103 “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu Santo Nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

INTRODUÇÃO:
            Hoje é dia de alegria, de festa, de regozijo. Estamos praticamente no fim do ano. Então vamos parar por um momento e refletir sobre tudo aquilo, que Deus tem feito para cada um de nós. No seu projeto de vida de 2011, quais as bênçãos que você alcançou do Senhor? Talvez você diga nenhuma. Será verdade?
Será que Deus não operou nenhum milagre na tua vida? Não acredito. Se pararmos por um momento e observar com cuidado veremos o agir de Deus em tudo. Como Ele tem nos protegido de perigos que às vezes nem chegamos a tomar consciência. Como Ele tem preservado a nossa família, independente de serem crentes, mas pelo amor que tem por nós Ele cuida dos nossos. Basta olhar à nossa volta e, nas coisas mais simples do dia-a-dia percebemos o cuidado de Deus!
            O salmista Davi, ao olhar para si mesmo percebeu o agir de Deus em sua vida, por isso despertou a sua alma para agradecer a Deus, para bendizer ao Senhor por todos os benefícios que tem recebido das suas mãos. E bradou: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga ao seu santo nome.  Davi chama a sua própria alma para bendizer ao Senhor. O louvor não deve ser somente da boca para fora, mas feito com toda a força “tudo o que há em mim”. Davi não queria esquecer de nenhuma das bênçãos de Deus: perdoa iniqüidades, sara enfermidades, redime a vida da perdição, mostra graça e misericórdia, abençoa o homem na sua velhice. Ele dá ênfase nas bênçãos espirituais recebidas do Senhor. Relata os motivos por que devemos glorificar ao Senhor: Ele faz justiça, julgando a causa dos oprimidos; revelou-se a Moisés e ao povo de Israel, também se revelou a nós; é misericordioso, compassivo, longânimo, benigno; não permanece irado para sempre; não castiga como o homem merece; mostra misericórdia ilimitada, sem fim para com os seus servos; afasta do homem os seus pecados. Por isso não devemos nos esquecer de nenhum de seus benefícios, devemos ser gratos.


I – O QUE SIGNIFICA GRATIDÃO?
            É reconhecimento. É agradecer a Deus por tudo e, reconhecer que o que temos e somos, provém de Deus. Pois sem Ele nada podemos fazer. Ele é a nossa força, proteção e refúgio, auxílio nos momentos de aflições, o nosso socorro em quem depositamos nossa confiança e esperança. Pois sabemos que a justiça e o juízo são à base do trono de Deus, e tudo isso está evidente por meio de suas obras maravilhosas e suas grandes vitórias. Também devemos ser:

II – GRATOS PELAS AS BENÇÃOS RECEBIDAS:
            Pelo simples fato de estarmos vivos já é um milagre de Deus, para nós. Pois quantas pessoas morreram neste ano? Há pouco tempo os meios de comunicações, noticiaram a grande enchente em Santa Catarina, onde muitas pessoas morreram; cidades alagadas e devastadas. Famílias inteiras foram vitimadas. E muitas vezes reclamamos da nossa família, da nossa casa. Eles perderão tudo: casa, bens, famílias, perderam a esperança, os sonhos. Não tem um teto por mais simples que seja para chamar de lar. Não tem privacidade para dormir, tomar banho. Estão amontoados no chão, como o gado no pasto. Por mais simples que for nossa casa devemos agradecer. Temos um teto para repousar após um dia de trabalho. Temos uma cama para descansar, sonhar. Agradeça a Deus por isso.
            Seus filhos estão te deixando de cabelos em pé de tanto preocupação, agradeça a Deus, pois eles estão vivos, e através da sua oração, Deus restaurará seus filhos; pois eles são heranças do Senhor para ti. E aquilo que Deus nos dá é benção. Não creia ser impossível que os seus filhos, ou marido, ou a esposa venha a entregar a vida a Jesus. Ter um encontro real transformador. Continue a lutar. Pois Deus é o Deus do impossível. E opera sempre na hora certa, pois o seu relógio nunca se atrasa e nem para. Ele age no momento certo e oportuno. E “a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que o temem”.  Isto quer dizer que sua bênção é eterna, não tem fim, mas somente para aqueles que O temem independente de raça, credo e nacionalidade. Ele é o mesmo Deus sobre todos e, seu amor se estende sobre todas as gerações. Nosso dever é crer, pois o agir é de Deus. Então creia e tudo mais Ele fará. Amém.



II – GRATOS PELAS BÊNÇÃOS NÃO RECEBIDAS
            Quando não recebemos o que pedimos, o que fazemos? Agradecemos ou murmuráramos como filhos rebeldes e ingratos? Tudo tem seu tempo determinado irmãos. E há tempo para todo o propósito Deus. Se não recebemos a benção, ou porque ainda não é o tempo de Deus para nós, ou porque o que pedimos não está de acordo com o propósito de Deus para nós. E tudo o que Deus fez, faz ou fará durará eternamente, por isso tem que ser no tempo dEle. Mas independente disso, temos que ser agradecidos sempre. O agir é de Deus. Nós temos que esperar pacientemente e confiar que Deus ao seu tempo satisfará os desejos do nosso coração.
            Seja na adversidade, na bonança, no bem, no mal, no sucesso, no fracasso, devemos ter um coração agradecido. Você pode diz: como vou agradecer se estou passando por grandes tribulações? Lei o Salmo 99.1 que diz: “O Senhor reina”. Na qualidade de Rei e Soberano, toda a autoridade pertence a Ele. E seja qual for a situação, “todas as coisas irá cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito, ou seja, “todas as coisas”, sejam boas ou não, de acordo com o desígnio divino do nosso Deus Rei e Soberano, irá “cooperar juntamente” para nosso bem-estar espiritual, emocional e financeiro. A nossatem que ultrapassar a nossa razão, para confiarmos nessa declaração de Rm 8.28, e acreditar que tudo irá cooperar para o nosso bem.
            Lembre-se que o coração agradecido tem menos tendência de desviar-se; e o crente feliz e grato a Cristo não se deixam atrair por doutrinas estranhas. E nem se rebela contra Deus, quando não alcança a bênção no tempo esperado.

III – GRATOS PELA SALVAÇÃO
            Outro motivo para sermos gratos é a nossa salvação, pois alcançamos do Senhor um favor imerecido. Imaginemos a seguinte situação: um mendigo que nunca você nunca viu antes pede uma esmola e você tira um dinheiro do bolso e lhe dá. Esta atitude de ajudar o mendigo, por mais louvável e recomendável que seja (porque devemos praticar a caridade) não é graça. É compaixão. Agora, se você uma pessoa compassiva ajudasse este mendigo que causou um grande e terrível mal; ou alguém que prejudicou sua vida e, por isso, está em débito com você e, mas mesmo assim você se dispõe a ajudá-lo, isso é graça. Um favor imerecido para aquele que está em débito com aquele que o ajuda. É exatamente isto que Deus fez por nós. Estávamos em débito com Deus, mas mesmo assim Ele nos ajudou.
            A diferença entre graça e compaixão no que se refere à pessoa de Deus, é que na graça, o Senhor nos deu o que não merecíamos. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 6.23). E mais: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8,9). Não merecíamos a vida eterna, mas pela graça de Deus a temos. Quanto à misericórdia ou compaixão de Deus, Ele não nos deu aquilo que merecíamos - a morte eterna. Nós merecíamos a cruz, a condenação, o inferno. Mas, glória a Deus por isso, por que no seu infinito amor misericordioso, Ele não retribui o mal com o mal, mas com o bem. Deus declara o seguinte em Isaías (Is 54.8) "Num ímpeto de indignação escondi a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor". Aleluia, glória a Deus. Por isso devemos agradecer a Deus, render louvores eternos ao nosso Deus, pelo seu grande amor e compaixão. Pois não somos consumidos pela multidão dos nossos pecados.
            Em Tiago 1.17 diz: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança". O nosso Deus não muda jamais, Ele nunca anulará a obra de Cristo na cruz. Por isso devemos agradecer todos os dias a Deus, pela nossa salvação em Cristo Jesus.
            Uma forma de agradecer é pregando esta verdade ao mundo, a fim de que cegos espirituais possam ver o reino de Deus; Que as pessoas afastadas de Deus por causa do pecado, possam voltar-se para Ele; e que mortos em seus delitos e pecados possam viver a vida do reino.
            A transformação do nosso espírito é uma dádiva graciosa de Deus, como toda boa dádiva e todo dom perfeito que vêm do alto. Olha pra você hoje, e compara com quem era ontem e veja a graça de Deus, dádiva e todo dom perfeito que vêm do alto. Tudo de bom que recebemos ou possuímos nesta vida, e aquelas que nos aguarda no futuro também, tudo é pela graça de Deus. Nada é nosso, exceto o pecado, este é nosso.
            A salvação é pela graça de Deus! A graça de Deus está fundamentada na obediência perfeita e meritória de Cristo, o mérito é dEle, não nosso. Nada pode destruir o valor disso. A graça de Deus pode reinar sobre a maior indignidade, é só com o indigno que a graça se preocupa. Há esperança de salvação para o pior indivíduo. Há salvação para sua família. Alegre-se. Sejamos agradecidos por isso. E que Deus seja louvado por tão grande salvação. Amém!

CONCLUSÃO:

         Em I Tes. 5:18 diz: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Diante do exposto, aprendemos que o cultivo da gratidão deve ser o nosso alvo permanente, e este alvo deve ser atingido, ainda que nos custe algum sacrifício.

            Muitos pensam que não precisamos agradecer pelas coisas simples; mas para Deus toda atitude de gratidão é importante.
            E para adquirirmos o hábito de agradecer, temos que colocar propósito em nossas vidas, como exemplo, podemos começar o dia agradecendo a Deus por estarmos vivos. Agradeça: Pela sua família, pela saúde, pelo trabalho, pelos amigos, pelo alimento, pela sua casa, pelas conquistas materiais, pela oportunidade de ajudar o próximo. Agradeça a Deus em todo tempo, como estamos fazendo hoje, agradecendo a Deus por mais um ano na sua presença, pelas suas misericórdias e fidelidade. Por ser um Deus que não muda um Deus de caráter firme; que cumpre suas promessas. Agradeça a Deus também pelo crescimento espiritual, pois a cada dia estamos crescendo de fé em fé. Em especial agradecer a Deus por que Ele nos amar primeiro. Amém!

Louva o Senhor Deus com os hinos da harpa 370, 596 e 597.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...