terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ÚNICO MEDIADOR!

 

ÚNICO MEDIADOR!

Texto: João 14.6

Introdução.

            Jesus estava conversando com os seus discípulos a respeito da salvação. E falou que para alcançar a salvação, existe um único caminho, e este caminho é verdadeiro, onde não há engano; e que o segue terá a vida eterna. No versículo 4, Ele diz que os discípulos conheciam o caminho. No versículo 6, disse: Eu sou o caminho, que vós deveis procurar; sou a verdade em que deveis crer, pois, eu sou a vida, na qual deveis por as vossas esperanças. Pois, sem o caminho, não pode haver avanço para alcançar a salvação; sem a verdade, não pode haver conhecimento; e sem a vida, não pode haver a vida abundante e eterna.
            Vamos detalhar mais especificamente o que representa o caminho, a verdade e a vida.

O CAMINHO.
            Quando Jesus afirmou: Eu sou o caminho, para quem fez esta afirmação? Existia um caminho pelo qual, o povo esta andando que não era o caminho pelo qual deveria andar? E que caminho é esse?
            Naquela época, o caminho para os judeus era o da lei, das obras. Hoje não é diferente. O mundo nos apresenta muitos caminhos que conduz à salvação. Existem grupos que crêem na reencarnação. A pessoa morre, reencarna, morre novamente e torna a reencarnar até atingir o nirvana, ou karma. Ou seja, torna por si mesmo puro de seus pecados, vai se purificando, sem a necessidade de um salvador.
            Outros pregam a salvação pelas obras, tornando assim insuficiente o sacrifício salvífico de Cristo na cruz. Se a salvação é pelas obras, então Jesus não é O Caminho, e sim um caminho como tantos outros que apenas apontam para salvação. Pois quando Ele diz: EU SOU O CAMINHO, e não UM caminho, Ele está afirmando que não existe outro caminho, que leva a Deus, pois diante de Deus todos somos pecadores e indesculpáveis pelos nossos pecados. E assim estamos irremediavelmente separados de Deus.
            Ele é ponte de ligação entre Deus e o homem. Pois em Adão houve a queda, a ruptura da comunhão com o Pai, passando assim o pecado original a toda criatura. Em Rm 5.12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
            Ou seja, Jesus é o caminho que nos conduz de volta ao Pai, restaurando assim a comunhão, nos livrando da morte eterna perdoando nossos pecados. Este perdão só encontramos em Cristo, Nosso Senhor e Salvador.
            Pois Ele é o caminho para a transformação espiritual, a fim de que os homens venham a participar da forma da vida divina.
            Em Rm 5.11, diz: “e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação”. Ou seja, com a sua morte, Jesus tornou possível o caminho de volta para Deus. Com a sua ressurreição, Ele dá aos homens a vida de Deus (Rm 4.25). Este caminho, que é Jesus, conduz o homem de volta a Deus. Esta é a verdade de Cristo para os homens.
           
A VERDADE.

            Mas o mundo aceita esta verdade bíblica da qual Jesus falou? Não. Nem todos creram por isso muitos estão até hoje fazendo sacrifícios para obter a salvação.
            Em João 8:32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
            Ele não estava falando sobre algo abstrato resultante de um intenso pensamento humano, dedutivo. Não, mas como algo exato e objetivo. A verdade é a palavra de Deus revelada. Quando Ele falou com o Pai (Jo 17.17), ele disse: "tua palavra é a verdade”. A definiu como um fato revelado e eterno! Esta é a verdade que liberta
            Jesus é a verdade de Deus porque, na qualidade de Logos eterno (Jo 1.1), Ele é a perfeita revelação de Deus e de sua verdade, tanto para os homens como para toda a criatura. É a verdadeira revelação de Deus no que concerne à salvação do homem.

            E "Conhecereis a verdade”, e ela nos "Libertará". E a promessa de Deus: "A verdade liberta”. Pois sendo Jesus a verdade, Ele é o mediador, a ponte de ligação entre Deus e o homem. Estamos libertos da eterna separação de Deus.
            Pois, sem Jesus estaríamos irremediavelmente perdidos, condenados, presos à morte eterna.
            No v. 36 de Jo 8, diz: “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
            Esta é a verdade do caminho pelo qual o homem deve retornar a Deus, pois somos livres em Cristo e temos a própria vida de Deus em nós.
           
A VIDA.
            Por isso quando Jesus se refere como a vida, é devido ao fato de que na qualidade de Logos divino e eterno, Ele compartilha da mais elevada forma de toda espécie de vida, compartilha da vida do próprio Deus. Portanto, Ele é verdadeiramente divino. E essa vida divina é transmitida ao homem regenerado. E aquele que não se achega a Deus por intermédio de Cristo, está sujeito à condenação eterna, à morte espiritual, a permanecer separados eternamente de Deus.

            Para isso, Jesus nos atraiu nEle naquela cruz (Jo 12.32), nos fez morrer juntamente com Ele (Rm 6.6), e quando Deus deu vida a Cristo na ressurreição, nos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos delitos (Ef 2.5-6).
            E pelo novo e vivo nascimento do nosso espírito (Jo 3.5), Jesus e o Pai passam a viver em nós:
            João 14.20, 22. "Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.        
            Esta é a glória de Deus que o homem estava destituído.
            Agora Cristo em nós, pelo seu Espírito, está fazendo com que conheçamos o Pai que está nEle. Essa é a vida eterna: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Jo17.3.
            Jesus ao afirmar que Ele é a vida, faz uma promessa a todos quanto crerem nEle, "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância". Vida para este mundo e para a eternidade.

CONCLUSÃO.

            Diante disso, concluímos que sem Cristo nada podemos fazer. Pois, ninguém vai ao Pai, senão por Ele, pois, é o único mediador entre Deus e o homem. Ou seja, é o caminho pelo qual o homem retorna a Deus. Diante desta verdade que liberta o homem da condenação eterna, dando-lhes a vida do próprio Deus, o homem somente em Cristo Jesus tem o perdão dos pecados.

            Não existe outro caminho. É Cristo quem afastou a ira de Deus que estava sobre nós. Amém!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...