sábado, 30 de outubro de 2010


A TEORIA DOS QUATRO TEMPERAMENTOS
Hipócrates (460 a 370 a. C), é conhecido como “Pai da Medicina”, na antiga Grécia. Há duas razões que nos interessa: 1) atribuí-se a ele o fato de a medicina interessar-se por problemas psiquiátricos; 2) ele reconheceu as diferenças de temperamentos das pessoas e apresentou uma teoria que explica tais diferenças. E. Baughman e George Welsh avaliaram que: as anomalias de comportamento estava diretamente ligada á intervenção dos deuses. Já, Hipócrates marcou o início de abordagem da personalidade anormal.
Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu os quatro temperamentos: o sangüíneo, o melancólico, o colérico e o fleumático. De acordo com Hipócrates, o temperamento das pessoas dependiam dos “humores” do seu corpo. Observando as diferenças de comportamento formulando uma teoria que explica essas diferenças. A teoria era bioquímica. Hoje, fala-se em hormônios e outras substâncias químicas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GRAÇA DIVINA

É difícil entender o verdadeiro significado dos termos da vida espiritual. Sabe o que  significa a renúncia? Significa não somente ter desapego pelo mundo, mas também desenvolver anelo por Deus.
Como o Senhor Jesus disse a Paulo, “minha Graça te basta”.
A Graça é o Amor de Deus para nós, ainda que nós não merecêssemos esse Amor “Ágape”, (Amor Incondicional) para nossas vidas, Ele está sempre nos alcançando com sua misericórdia que vai de geração a geração, está sempre de braços abertos esperando por mim e você.
Olhando para Graça de Deus é que possamos entender o verdadeiro significado desse grande Amor, que só

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O NOVO NASCIMENTO


 Existem dois elementos essências que fazem parte do processo do novo nascimento, ou seja, da salvação. Primeiro é a AGRAÇA DE DEUS e a FÉ EM JESUS. Conforme esta escrito no original em grego no livro de Ef.2.8. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vos; é dom de Deus.
É importante salientar que o elemento fé, aqui, não consiste simplesmente numa crença em Jesus. É preciso crer inteiramente que Cristo morreu e ressuscitou, e reconhecê-lo como único Salvador e Senhor com poder de realizar uma completa mudança em nossas vidas. Esta é a Fé salvadora que, é operada pelo Espírito Santo no coração de alguém, possibilita o verdadeiro arrependimento dos pecados. Foi por meio desse fé que nos convertemos a Cristo e passamos a receber as benção de Deus.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...