terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Vocação Espiritual do Pastor


“A única ‘ambição’ que o pastor deve ter é de ser considerado fiel, pois, [...] a honra mais excelente que pode sobrevir a um pastor piedoso é ser ele considerado um bom ministro de Cristo, de tal modo que, durante todo o seu ministério, não tenha ele outro alvo além desse” CALVINO, João. As Pastorais, São Paulo, Paracletos, 1998, p. 116. 


“A última pessoa de quem se espera ouvir falar de crise pessoal é o pastor. A imagem que se forjou do sacerdote em séculos de história cristã aponta para uma figura praticamente imaculada, imune a vacilações, tão sólida em suas estruturas internas quanto o próprio Cristo. Na prática, porém, suas fragilidades se revelam – às vezes, em episódios cruciais para seu ministério. Em certo momento da vida, o pastor Eugene Peterson passou por este conflito. Descobriu que, ao contrário do que pensava, sua identidade como ‘crente’ e sua vocação como ‘pastor’ não andavam necessariamente de mãos dadas. Viu-se diante do que chamou ‘grande abismo’, numa alusão a Lucas 16:26. E foi naquele momento que clamou a Deus e redescobriu a espiritualidade própria do chamado que recebera.
                            “A vocação espiritual do pastor, publicado anteriormente pela United Press sob o título À sombra da planta imprevisível, é o relato dessa experiência decisiva, que Peterson compartilha a partir

sábado, 25 de setembro de 2010

“Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria”

“Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria”
SOLA SCRIPTURA: A Erosão da Autoridade
Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes tem mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música. À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.
Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a Lei como medida única da justiça verdadeira, e o evangelho como a única proclamação da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, o desvelo e a disciplina da igreja.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sociedade decad[o]ente: Dificuldade de amar e ser amado


Postado por José San Martín Caminã Neto

A notícia é cada vez mais comum em todos os lugares. Ex-maridos ou só ex-amantes matam mulher e filhos. Em alguns casos, o agressor, antes de se suicidar, mata apenas a(s) criança(s), como que impondo sofrimento a quem o desprezou. Em novembro do ano passado, em São Paulo, um homem jogou o filho do 18º andar e pulou em seguida. Em junho de 2010, uma advogada foi localizada dentro do carro submerso num lago. No Rio de Janeiro uma jovem desaparecera e tudo indica que fizeram, literalmente, picadinho dela e deram para cachorros. Nos dois casos a suspeita recai sobre os ex-amantes, um advogado e um atleta de time famoso. Ainda em junho, em Cuiabá-MT, um jovem médico matou a filha de seis anos, baleou a ex-namorada e depois se suicidou na

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FUGINDO DE TUDO E DE TODOS.


Conforme o texto Jonas 1.1-3, Jonas foi convocado por Deus para ir a Nínive, capital da Assíria a fim de falar a aquele povo sobre a crueldade que eles vinham praticando, e que a paciência de Deus com eles já tinha acabado. Os ninivitas eram conhecidos conforme estudiosos, por decapitar seus inimigos e construir uma pirâmide com os crânios.
É muito provável, que Jonas não tenha gostado de ser escolhido por Deus para tal tarefa, e quem gostaria sabendo que aquele povo? E os Ninivitas eram tradicionais inimigos de Israel. Possivelmente, o medo de Jonas era tamanho que ele resolveu desobedecer a Deus, ao invés de fazer o que era correto. Seria difícil ele aceitar o fato de que fora incumbido por Deus para alertar o seu inimigo sobre a possível punição que poderia sofrer da parte de Deus. Para Jonas, seria melhor mesmo que Deus acaba-se com todos os Assírios e pronto assim também somos nós, quer tudo fácil quando vêm as lutas queremos correr se esconder enfiar a cabeça dentro da terra para não ver ninguém, não falar com ninguém, ou seja, ficar isolado.

COLETANEA DE TEXTOS PARA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL

 
 O QUE É A ESCOLA DOMINICAL
 O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.
A Escola Dominical deveria ser o departamento mais importante da igreja, porque evangeliza

EXEGESE DOS SALMOS 42 E 43



I - INTRODUÇÃO
            O livro de Salmos é uma coleção de 150 poemas dividida em 5 livros, compostos por vários autores, inspirados pelo Espírito Santo para nos revelar essa rica literatura de adoração.
            As datas dos salmos abrangem, pelo menos, nove séculos. Moisés escreveu no 15º século a.C., e alguns dos salmos foram escritos depois da volta do cativeiro (por exemplo, Salmo 147.2), que aconteceu no 6º século a.C.
           A maioria dos Salmos vem da época do reino unido, quando a arca da aliança foi levada a Jerusalém, e o templo foi construído naquela cidade.
            A sua diversidade trás uma riqueza especial à sua qualidade como exemplos de adoração. Abordam toda espécie de experiência humana. Falam de vitórias e alegria; medo e perseguição. Refletem as emoções de homens espirituais gozando comunhão com o Criador, e de pecadores sentindo sua falta. Pedem bênçãos sobre os justos e punição dos ímpios.
          

ACONSELHAMENTO PASTORAL, SOLIDÃO


SOLIDÃO, AJUDANDO AS PESSOAS A TER UM RELACIONAMENTO  INTIMO COM DEUS.

   A solidao ja recebeu titulo tais como:
- O problema mental mais comum dom mundo.
- Uma das mais universais fontes de sofrimento humano
- Estado quase permanente de milhoes de pessoas.
     Pode atingir a todos indistintamente, é um vazio interior que pode atingir as pessoas por alguns minutos ou durar a vida inteira.
     Segundo o sociologo Robert Weiss, um quarto da populaçao americana se sente sozinha em algum momento. Essa sensação afeta todas as pessoas em todas as idades, inclusive crianças. Atinge todas as culturas, porém é mais frequente em sociedades que estimulam o individualismo,  e em pessoas altamente

sábado, 18 de setembro de 2010

COMEÇAR É FACIL! ...MAIS, IR ATE O FIM?


Tudo que começamos parece ser tudo fácil, pois é tudo novidade, sem falar que tem muita gente boa para ensinar como começar. Por exemplo, uma criança quando começa a andar e a coisa mais linda do mundo, o primeiro emprego todo mundo dá seu palpite como deve fazer e que não fazer, quando vai casar, como tem gente para dar palpite na festa, no vestido de noiva, no arranjo da igreja. Meu Deus como tem gente pra tudo.
Até para uma criança nascer tem gente que da palpite,  a gestante até passa mal em saber como é que seu filho vai nascer, se vai ser cesárea ou de parto normal, enche a cabeça da gestante de tanta abobrinha que a coitada fica com medo de dar a luz.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VERDADEIROS MURMURADORES

Como Deus é bom! Você não acha? O Salmista Davi conhecedor da bondade de Deus disse: - “Provai e vede que o Senhor é bom (Sl 34.8)”, o profeta Naum expressou dizendo: - “O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Na 1.7)”.

Não há como negar que a bondade e a misericórdia de Deus é eterna e estende-se de geração em geração (Sl 100.5). Desde que o homem existe, o mesmo têm experimentado a benevolência do Criador em todos os aspectos de sua vida, e isso é fato.

O homem teve, têm, e terá todos os motivos do mundo para engrandecer à Deus e render-lhe graças perpetuamente por tudo o que o Senhor têm lhe proporcionado de bom, independentemente se este(ª) é um cristão ou não, pois a benção de Deus é para salvos e não-salvos, afinal, isto faz parte da “graça comum”.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

JUSTIÇA DOS HOMENS X JUSTIÇA DE DEUS

 
Na sociedade, quando alguém comete um crime de roubar, matar etc... esse é apanhado para ir ao julgamento, é condenado vai preso para cumprir uma pena predita pelo juiz (homem). Esta é a justiça dos homens. Se o indivíduo se arrepender do ato cometido, a pena pode ser encurtada e até perdoada. Mas o crime nunca é perdoado, por aqueles que foram ofendidos e nem pelos papeis burocrático, pois o seu registro ficara  no cadastro do indivíduo.
-           Mas a Justiça divina, apresenta algumas mudanças. O mesmo crime (ou pecado) de roubar, ou qualquer outro pecado (ou crime), é condenável e condenado. No entanto, o crime pode ser perdoado e  apagado  na sua totalidade, através do perdão. Como esta escrito em 1João 1-9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

É impossível a um ser humano compreender a Justiça de Deus através de um raciocínio meramente

OUVINDO A VOZ DE DEUS.


            “Portanto a fé vem pelo ouvir a palavra [RHEMA] de Deus” Rm 10:17.
LOGOS E RHEMA Essas duas palavras em gregas traduzidas por “palavras” em nossas Bíblias, Logos se refere à palavra escrita ou gravada.
Rhema se refere à palavra viva ou vivificante.
            Jesus disse: Está escrito [Logos], nem só do pão viverá o homem, mas de toda palavra [Rhema] que procede da boca de Deus. Mt. 4.4.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

10 verdades que pregamos sobre 10 mentiras que praticamos


Certo pastor estava buscando levar a igreja à prática da comunhão e da devoção experimentadas pela igreja do primeiro século (conforme descrita em Atos dos Apóstolos). Logo recebeu um comunicado de seus superiores: “Estamos preocupados com a forma como você vem conduzindo seu trabalho ministerial. Você foi designado para tomar conta dessa igreja e a fez retroceder, pelo menos, uns 40 anos! O quê está acontecendo?”. O pastor respondeu: “40 anos? Pois então lamento muitíssimo! Minha intenção era fazê-la retroceder uns 2.000!”.
Atualmente temos acompanhado um retrocesso da vivência e prática cristãs. Mas, infelizmente, não é um retrocesso como o da introdução acima. Algumas das verdades cristãs têm sido negadas na prática. Como diz Caio Fábio, muitos de nós somos “crentes teóricos, entretanto, ateus práticos”. Segue-se uma pequena lista dos tops 10 das verdades que pregamos (na teoria) acerca das mentiras que vivemos (na prática):

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...