terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sociedade decad[o]ente: Dificuldade de amar e ser amado


Postado por José San Martín Caminã Neto

A notícia é cada vez mais comum em todos os lugares. Ex-maridos ou só ex-amantes matam mulher e filhos. Em alguns casos, o agressor, antes de se suicidar, mata apenas a(s) criança(s), como que impondo sofrimento a quem o desprezou. Em novembro do ano passado, em São Paulo, um homem jogou o filho do 18º andar e pulou em seguida. Em junho de 2010, uma advogada foi localizada dentro do carro submerso num lago. No Rio de Janeiro uma jovem desaparecera e tudo indica que fizeram, literalmente, picadinho dela e deram para cachorros. Nos dois casos a suspeita recai sobre os ex-amantes, um advogado e um atleta de time famoso. Ainda em junho, em Cuiabá-MT, um jovem médico matou a filha de seis anos, baleou a ex-namorada e depois se suicidou na
madrugada do dia 24. Na Turquia um casal passou 27 anos sem dialogar devido a uma discussão banal. Ironicamente, Abdullah, 83 anos, e Kubra, 82, morreram no mesmo dia em junho de 2009. Há inúmeros casos de casais que vegetam em quartos separados, a exemplo de outro casal que “viveu” 40 anos sem se comunicar após se desentenderem por algo fútil. Um dormia no sofá da sala e o outro no quarto. Cada um por sua vez esperando a aproximação do outro...

O espaço é escasso para descrevermos as mais variadas formas de destruição familiar por cônjuges inconformados com o fim do romance. Nem citamos os casos em que a mulher os filhos são os vilões.

O pano de fundo comum nessas histórias é a dificuldade de amar e ser amado. Relacionamentos baseados meramente em interesse sexual ou financeiro, promessas não-cumpridas e infidelidade. Incapacidade de ceder ao egoísmo mortal. Desinteresse em lutar juntos pelo relacionamento em família.

Os legisladores tentam se ajustar ao retrocesso, desburocratizando o divórcio, endossando relações anômalas, impondo leis duras contra agressores domésticos. Tudo inútil, se não se pode interferiir no enganoso e maligno coração humano.

O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe do mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano! - Somente o Senhor sabe! Ele examina cuidadosamente o coração e os pensamentos do homem, para dar a cada um a justa recompensa, conforme a vida que o homem levou, Jeremias 17.9,10 Bíblia Viva

A base do problema

O plano do Criador para a humanidade era que um homem e uma mulher, criados à Sua imagem e semelhança, se multiplicassem e desenvolvessem uma geração santa (separada) e temente a Deus. Pois bem, o relato bíblico revela que o Adversário de Deus, o diabo, frustrou esse plano divino levando o ser humano a Queda, termo teológico que engloba pecado, desobediência à ordem divina. Com isso, todos erraram o alvo. Todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus.

Chegamos aos dias de Noé, quando Deus resolve destruir toda a humanidade e recomeçar do zero com a família do patriarca.

A violência dominava a terra. Aos olhos de Deus, a terra estava completamente corrompida. Vendo Deus como estava ruim a situação, e que os homens estavam cheios de vícios e depravados, disse a Noé: "Resolvi destruir todas as criaturas da terra, porque o mundo está cheio de crimes, por culpa dos homens. Vou destruir a humanidade toda, juntamente com as demais criaturas da terra, Gênesis 6.11-13 BV

Mas se Adão e Eva conceberam Caim, amaldiçoado por matar seu irmão Abel, Noé teve em seu filho Cam o recomeço de uma geração irreverente e desobediente aos Preceitos divinos, Gênesis 9.25. A maldade se multiplicou ao longo dos anos até chegarmos ao presente século.

Compreendendo o amor

Se por um lado Deus sempre teve os servos obedientes, por outro Satanás multiplicou seus súditos. A rebeldia, corrupção e desprezo às verdades de Deus estão presentes em todas as áreas da sociedade global. A maioria segue pelo caminho largo. Persistem na opção de adorar a criatura e não o Criador. Prosseguem confundindo sexo com amor.

Só se pode entrar no céu pela porta estreita! A entrada para o inferno é larga, e sua porta é bastante ampla, para todas as multidões que escolherem esse caminho fácil. Mas a Porta da Vida é pequena e a estrada é estreita, e só uns poucos a encontram, Mateus 7.13,14 BV

O amor humano sempre será imperfeito. Sua manutenção sempre dependerá da fidelidade, respeito e confiança mútuos. Os gregos classificaram as quatro manifestações do amor. O amor Ágape (divino, perfeito, abnegado), amor Philia (fraterno, humano, relativo à amizade), amor Eros (físico, erótico, visual) e amor Storge (familiar).


GREGO
DESCRIÇÃO
CONTEXTO
FONTE
Ágape
Amor abnegado
Divino
DEUS
Philia
Amor Fraterno
Amizade
Homem
Eros
Amor Físico
Erótico
Sentidos
Storge
Amor Familiar
Familiar
Família

O que ocorre na sociedade decadente desde a Queda é a predominância das manifestações do erotismo, fraternidade e amor familiar sem o complemento essencial do amor divino.

Os apóstolos Pedro e João podem nos ajudar a perceber a diferença. Pedro prometeu fidelidade, chegou a ferir alguém que prendia o Senhor, mas acabou negando o Mestre e voltando à velha vida de pescador. Já João, que absorveu o amor ágape, nada prometeu, mas esteve perto de Jesus nos momentos mais difíceis, inclusive ao pé da cruz, João 19.26

O capítulo 13 de 1 Coríntios e o texto áureo da Bíblia em João 3.16 são expressões do amor Ágape.

O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda o rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra, quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será real para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa, 1 Coríntios 13.4-7 BV

Ninguém pode amar de maneira adequada ao seu próximo, cônjuge, filhos, amigos se esse amor essencialmente divino não permear Eros, Storge e Philia. Por isso, a “dívida” do amor nunca será paga.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei, Romanos 13.8

Jesus, o Único caminho

Como receber o Ágape Divino? Entregando a vida a Cristo, reconhecendo-O como Único e Suficiente Salvador. Arrependendo dos pecados e tendo a garantia da vida eterna por intermédio do sacrifício de Cristo na cruz.

Se Adão transtornou tudo, o Senhor Jesus, o “segundo Adão Perfeito”, consertou tudo.

É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo, Romanos 5.17 Bíblia na Linguagem de Hoje

Nada neste mundo pode satisfazer o maior anseio da alma humana. Fomos criados para adorar a Deus. Amá-lo acima de tudo e ao nosso próximo (Todos os demais interesses da vida giram em torno de Jesus e a expectativa de Sua volta). Podemos ignorar essa necessidade tapando o vácuo de nosso coração com emoções passageiras, até válidas, bens materiais, prostituição, fama, poder. Mas o vazio estará lá permanentemente aguardando nossa mudança de rumo do caminho largo à porta estreita.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3.16

José San Martín Caminã Neto
'Dedico a Deus o que escrevi'

Por favor, reproduza nossos conteúdos à vontade, mas dê os devidos créditos ao autor e ao blog http://www.josesanmartin.com.br/. Comente no espaço abaixo ou entre contato conosco pelo e-mail: josesanmartincaminaneto@gmail.com - Deus o(a) abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...