sábado, 2 de janeiro de 2010

ACONSELHAMENTO PASTORAL




ACONSELHAMENTO PASTORAL

I – INTRODUÇÃO
O conhecimento sobre a matéria que ora apresentamos em resumo, é de vital importância para o Aconselhamento Pastoral, pois os aconselhamentos de Curto e Longo prazo é questão que estaremos abordando no dia a dia de nossas vidas, somadas às questões dos erros do aconselhamento que embora breve não é um trabalho simples como se pode imaginar; e, quanto ao de Longo Prazo, certamente os detalhes mais abrangentes proporcionarão melhores resultados terapêutico que exigem que conheçamos nos mínimos detalhes esses nichos do comportamento humano, para melhor desenvolver nossos trabalhos. Vamos então aos temas.

II – DE CURTO PRAZO
O aconselhamento de curto prazo é uma das melhores maneiras de ajudar as pessoas, contanto que nos lembremos de algumas coisas importantes.
É utilizado no combate a problemas emocionais e espirituais mais imediatos das pessoas.
A situação mais comum desse tipo de aconselhamento é o pré-matrimonial, onde não se concentra nenhuma patologia; e, seu objetivo, é desenhar um mapa da estrada que o casal vai percorrer no seu dia a dia.

FAZER A TRIAGEM
O aconselhado a curto prazo implica também em fazer uma triagem, para se saber se o tratamento não é de longo prazo.
Definido o tipo de aconselhamento vamos definir em quantas sessões iremos buscar os resultados, ajudando ao aconselhado entender as razões dos seus atos, o que eles gostariam de fazer de outro modo e como podem mudar esse comportamento.
Das orientações mais profícuas temos a da leitura de livros, alternar tarefas em casa quando a questão for de casal em desarmonia, e, sugestionar a que escrevam ora respondendo a questionários oura de vontade própria de modo tal que possam externar seus sentimentos e seus verdadeiros problemas.

AS INTENÇÕES
Buscando entender que tipo de ajuda a pessoas ou o casal quer, iremos aferir as suas intenções e verificar ao longo do aconselhamento se os aconselhados estão de fato levando a sério esse método.
Cuidados com a possível indolência da parte, sua preguiça para resolver suas próprias questões, se está sendo sincero consigo mesmo, afinal se está propondo a fuga do sofrimento como meio de ver-se livre do problema.

CONCLUSÃO
Para concluir o aconselhamento importa indagar o aconselhado o que ele sentiu e se de fato se sentiu ajudado. Ele ou eles precisam concluir onde juntos conseguimos chegar e se suas esperanças e expectativas foram atingidas e em que ponto deixamos de atendê-las; e, finalmente o que decidiu mudar em sua (s) vida (s).
Os resultados certamente não surgirão imediatamente, mas o vislumbre de um futuro melhor precisa ser atingido.

III - DE LONGO PRAZO
É aquele aconselhamento que visa gerar mudanças básicas no (s) aconselhado (s). Sempre são feitos em longo prazo como o nome já indica, pois levará tempo para que se atinja resultados satisfatórios.

FIXAR OS LIMITES DO LONGO PRAZO
Como ele atinge um nível mais profundo da psique, ele exige que trabalhemos com lastro de prazo razoável em face dos tratamentos sempre girarem em torno de desajustas psicológicos, tais como depressão ou esquizofrenia.
Sua duração é diretamente proporcional ao problema pois se este surge o mais cedo na vida das pessoas, certamente durará mais tempo, podendo até em casos de causas biológicas buscar outros recursos.
Afinal esse aconselhamento concentra-se mais no inconsciente que no consciente. Onde abrigam-se todas as coisas que não conhecemos. Este aconselhamento possibilita a criação de uma relação de confiança para que o aconselhado se sinta mais a vontade para externar seus problemas.

QUANDO SE DEVE ACEITAR UM CASO LONGO
Só se deve aceitar casos longos quando não puderam ser feitos encaminhamentos satisfatórios e quando o aconselhado não tem recursos para pagar um tratamento e finalmente para não cair na rotina de aconselhamentos de curto prazo.

PROBLEMAS QUE DEVEM SER EVITADOS
Devem ser evitados os transtornos da personalidade; a compulsão imoral especialmente nas questões da sexualidade, porque põe em risco o aconselhamento e o Pastor.

OS CASOS MAIS INDICADOS
Pessoas com idéias distorcidas sobre Deus; aquelas pessoas que sofrem com sentimento de culpa devem seu aceitas no aconselhamento.

A IMPORTÂNCIA DE UMA PAUTA
Não são as crises que devem definir a pauta, mas deve ser feito um planejamento concreto para o atendimento em sessões plenamente definidas para aquele fim. O plano de trabalho deve ser dinâmico de modo que se possa conhecer o que aconteceu na vida o aconselhado para então planejar o atendimento paulatinamente.

ACONSELHAMENTO NO TEMPO CERTO

É muito importante que o aconselhamento seja feito no tempo certo, estruturando-o para se definir o alvo principal e os limites do tempo a ser atingido com a definição inclusive dos horários e tempo de duração das sessões.

COMO DEFINIR BONS RESULTADOS
Buscando a transformação de crenças básicas do indivíduo e inicialmente seu sistema de defesa como fase inicial. Entrar depois na fase intermediária quando então o aconselhado já compartilha seus pensamentos íntimos; e, na última fase as sugestões para a cura do aconselhado.

SE NÃO HOUVER MELHORA
Alguns distúrbio tem um processo lento de cura e desta forma teremos que ser sinceros com o interlocutor pois somente assim a pessoa vai se dar conte que precisa superar seus limites na busca de resultados.

FINALIZAÇÃO DA TERAPIA
Fazer um resumo de tudo que aconteceu, especialmente se a cada sessão foram feitas anotações que são importantes, para então possamos aferir os resultados. Não se pode finalizar prematuramente seja por quais motivos forem.


IV – RESUMO
O estudo dessa matéria em muito somou para que possamos fazer um bom aconselhamento quando procurados. Somente com conhecimento técnico é que vamos poder separar o que é espiritual do psicológico visto que o aconselhamento não só deve focar o espiritual mas também o psicológico.

4 comentários:

  1. Graça e Paz, obrigado por visitado o meu blog. O seu blog é muito interessante, pois apresenta um conteúdo muito instrutivo e edificante, parabens!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz amados! Obrigado pelo cométário no blog da igreja ao gosto do freguês, já sou seguidor deste blog vidas transformadas ,que é de grande relevância, para o nosso crescimento espiritual amém.

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão Alexandre, gostaria de agradece-lo por ter acessado o CTPB, gostei muito de seu blog tem um excelente conteúdo bíblico pastoral, parabéns.
    Com amor cristão - CTPB

    ResponderExcluir
  4. SEM COMENTÁRIO!!! GOSTEI DO BLOG.FICO FELIZ POR ESSA INICIATIVA.CONTINUE COM ESSA VISÃO DE ALIMENTAR O REINO DE DEUS.FIEL É O QUE TI CHAMOU E O QUE ELE VAI FAZER ATRAVES DO SEU MINISTÉRIO.FIQUE NA PAZ.

    PROFESSORA- MIRCINÉIA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...