quarta-feira, 7 de março de 2012

O Toque





O Toque

Mc 1.40-41 “E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: se queres, bem podes limpar-me, e Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo”.
Lv 13.46 “Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial”.
A lepra era considerada como um pecado de impureza. E quem a tivesse era banido do meio social, do convívio familiar, e sua morada passava a ser fora arraial, fora do círculo familiar e social. Pois, devido à lepra ele não podia chegar perto de ninguém; e quem chegasse perto do leproso era considerado imundo e ficaria fora do arraial por 7 dias. A situação de um leproso era difícil e triste, a lei os obrigava a afastar-se de todos. Mas quem quer ficar sozinho, isolado de todos, sem amor, afeto, sem um abraço ou simples aperto de mão? Ninguém. Mas ao ouvir falar de Jesus e de suas obras, os leprosos voltaram a ter esperança, a sonhar novamente com um convívio familiar, social. Por isso aquele leproso aproximou-se de Jesus o máximo que a lei lhe permitia, e ajoelhou-se em sinal de humildade e reconhecimento, pois sabia que somente Deus pode purificar qualquer pecador. E gritou: “se queres, bem podes limpar-me”. Aqui ele reconhece a vontade Soberana de Deus. Pois somente em Deus está o querer e o efetuar. E Jesus quis; e foi ao seu encontro, pois Ele está acima da lei. E ao se aproximar do leproso o que aconteceu?
Jesus moveu-se intima compaixão: Aqui mostra que Jesus não somente quer purificar o pecador e curar o enfermo. Mas também mostra o quanto Ele se importa com a condição do pecador. O seu coração se condoeu ao ver aquele leproso. Sentiu compaixão. Viu a dor que aquele homem carregava dentro de si, e sua total incapacidade de purificar-se. Pois ao homem é impossível purificar-se a si mesmo, somente Deus tem esse poder. E Jesus quis purificá-lo. Por isso
Jesus estendeu a mão: Aqui a separação entre Deus e homem foi rompida. Em Isaias 59.1 diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”. No tempo de Moisés, Ele retirou Israel do Egito com um braço forte e com mão estendida. Aqui Jesus estendeu sua mão para o leproso, e hoje não é diferente, a mão do Senhor está estendida sobre nós. E nela há poder e força para realizar qualquer milagre. Jesus estendeu sua mão para aquele leproso e.
Jesus tocou-o: O toque de Jesus purifica todo pecado, iniquidade, o toque de Jesus cura toda a enfermidade, mas principalmente o toque de Jesus nos salva. Aquele leproso queria ser purificado e voltar para casa, ao aconchego do seu lar. Mas Jesus não somente o purificou, mas também o tocou. Há quanto tempo aquele homem não sentia o toque de uma mão? Banido para fora da sociedade, vivendo isolado, sem afeto, sem amor. Aquele toque transformou sua vida. Jesus não só restaurou sua pele, restaurou também seu emocional. E ao dizer.
Quero, sê limpo: Devolveu-lhe a vida por completo. Pois o querer de Deus é que todos tenham vida em abundância, plena e feliz. E Jesus nos instrui a ser os seus imitadores. Se alguém em sua família estiver precisando de um toque em sua vida, faça como Jesus: aproxima-se dele, ouve o que ele tem a dizer, tenha compaixão de sua dor, estende os seus braços para ele, e toque. O toque mostra que nos importamos com o seu sofrimento, que ele tem valor. As palavras em alguns casos são desnecessárias, mas o toque é essencial. Ganhe seu esposo, seus filhos e amigo, com apenas um toque. Pois com um toque em sua vida Jesus te salvou. E assim como Ele foi com você, também será com aquele que você ama.
O toque de Deus na nossa vida faz toda a diferença. E sei que todos aqui presente, estão esperando por este toque. Aproxime-se de Jesus, fale para Ele em que você precisa ser limpo, e creia que Ele o purificará. E assim como aquele leproso creu e recebeu o toque da purificação, você também receberá o toque. 
APELO: Vamos passa o manto, e se você quer receber o toque de Jesus, creia como a mulher do fluxo de sangue que ao tocar a orla do manto de Cristo foi purificada, assim você que tem uma enfermidade também será purificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...