quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Perdoe


 Postado por: Claudio Rodrigues
 http://vivendocomoservo.blogspot.com/
                                 



Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: -"Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?" -"Não" -respondeu Jesus -"Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes." (Mt 18:21-22)

Jesus ao dizer que devemos perdoar setenta e sete vezes, não estava definindo um número máximo de vezes que devemos perdoar alguém, mas enfatizando que devemos perdoar muito mais vezes do que pensamos.

Perdoar não é fácil. Enquanto procurava conteúdo, encontrei no twitter a frase: "Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes". Não sei o autor, mas quem a disse merecia uma recompensa.
Me lembro de um capítulo de uma novela que acabou recentemente onde uma jovem se ajoelhava para uma mulher mais velha pedindo perdão sei lá pelo quê. Não acompanhava a novela então não sei detalhes, mas a cena me marcou. Lógico que eram apenas atuações, mas foi um pedido de perdão autêntico. A garota se humilhou muito, mas mesmo assim a outra mulher não a perdoou (o pior é que depois fiquei sabendo que a jovem nem sequer estava errada).

Confesso que já passei por uma situação semelhante. Tinha uma amiga que trabalhava comigo e com minha mãe que fez algumas coisas que nos magoou. Depois de algum tempo, ela tentou entrar em contato comigo por e-mail. Chegou a me mandar diversos e-mails, inclusive de aniversário mas eu não respondi a nenhum deles. Eu ainda estava magoado e não queria mais contato e demorei algum tempo para perceber o quão ridículo estava agindo. Pra dizer a verdade, eu só me toquei que estava agindo de forma errada ao ler "Uma vida com própositos" de Rick Warren. Tive coragem e mandei um e-mail a ela pedindo desculpas por não responder. Foi a melhor decisão que tomei.
Acredito que os maiores motivos para o qual muita gente tem tanta dificuldade em perdoar sejam dois: orgulho e medo de sofrer novamente.

Quanto ao orgulho, só posso dizer que não vale a pena. Todos somos humanos, todos estamos sujeitos a errar, e da mesma forma que é difícil perdoar, também é difícil pedir perdão. Se a pessoa do outro lado teve coragem e humildade suficiente para pedir perdão, porque não podemos fazer o mesmo? Será que vale mesmo a pena jogar no lixo uma amizade de anos por causa de orgulho?

Ok, você pode até justificar que não foi seu orgulho que estragou a amizade, e sim a atitude que a outra pessoa teve. Mas essa pessoa está disposta a recomeçar, e tenho certeza de que, se o pedido de perdão é verdadeiro, essa pessoa passará a pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa que possa te magoar.

Então deixe o orgulho de lado. Lembre-se dos momentos bons que viveram e das conversas agradáveis. Aceite esse pedido de perdão.

Quanto ao outro motivo, medo de sofrer, é muito comum presenciar entre ex-casais.

Quantos filhos não sofrem por verem seus pais, além de divorciados, brigando toda vez que se encontram? O que muita gente não percebe é que, perdoar não significa voltar no passado. Perdoar seu ex-marido ou sua ex-mulher não quer dizer que vocês precisam se reconciliar, e sim que não devem ficar se tratando como dois inimigos.

Conheço pessoas que falam com orgulho que não gostam de seu ex-cônjuge e algumas que até infernizam suas vidas. Eu pergunto: POR QUÊ?. O que ganham com isso?

Sempre queremos que nossos relacionamentos durem para sempre e que nosso(a) parceiro(a) seja a pessoa perfeita, mas infelizmente isso não é o que sempre acontece e passamos a tratar essas pessoas com desprezo. Esquecemos de todos os momentos bons que tivemos e só conseguimos lembrar do que houve de mal.

Lógico que existem casos onde o término de um relacionamento pode acontecer por algo marcante que nos trás muitas mágoas. E nesse caso entendo que não haja possibilidade de reconciliação, mas nem por isso devemos criar inimigos. Termine, ressolva sua situação, mas perdoe. Perdoe de verdade para que, quando encontrar com essa pessoa na rua, não sinta raiva.

Se você ama, perdoe. E permita-se descobrir que foi a melhor decisão a tomar.

Jesus quando veio a terra impressionou muita gente por perdoar pecados. Essas pessoas não eram merecedoras, mas Jesus os perdoou, assim como perdoa os nossos hoje em dia.

Todos nós temos erros, e onde está a justiça se queremos que nossos erros sejam perdoados mas não temos capacidade de perdoar quem errou conosco?

Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele tenha misericórdia de ti e te encha com seu santo amor para perdoar todos os corações arrependidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...