terça-feira, 24 de agosto de 2010

VERDADEIRA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL


Muitos estão a propagar, por aí, que a Escola Bíblica Dominical já não tem mais lugar nos dias de hoje, que é uma estratégia ultrapassada ante as mudanças sociais operadas no mundo, muito diferente daquele em que se iniciava a industrialização na Inglaterra, quando Robert Raikes criou a Escola Bíblica Dominical tal como a conhecemos hoje. No entanto, a EBD somente deixaria de ser necessária se houvesse um outro espaço em que se pudessem elucidar dúvidas a respeito das Escrituras nas igrejas locais com liberdade, intimidade e presença de Deus ou se não houvesse um estado em que tais dúvidas não mais existissem. O que se percebe, pelo contrário, é que o atual nível de informações acessíveis e as características da vida moderna tornam ainda mais necessária a existência deste espaço de dúvidas, até porque maior a iniqüidade e a falsificação da Palavra nos dias atuais. Como dizer, então, que a EBD está ultrapassada?

Não é à toa que, está aumentando e não diminuindo o número daqueles que nada sabem a respeito das Escrituras dentro das próprias igrejas locais, sem se falar no aumento da apostasia e da frieza espiritual entre os que cristãos se dizem ser, a nos mostrar que, mais do que nunca, é necessário que não só se retome a leitura devocional da Palavra por parte dos crentes, como também que haja espaços nas igrejas locais para que haja o devido ensinamento da Palavra, como ocorreu nos dias de Esdras.

Não fosse o ensinamento e esclarecimento da Palavra, todo aquele avivamento teria acabado, visto que o povo, ao perceber a sua pecaminosidade, passou a chorar e a se lamentar, a querer desanimar. Foi, então, que o Senhor usou os levitas para que o povo compreendesse que o fato de as Escrituras revelarem nossa miserável situação diante de Deus não é motivo para tristeza, mas para gozo, pois a alegria do Senhor é a nossa força Ne.8:10. Levar o povo a estudar as Escrituras, Fazer um curso de Teologia mais profundo. Além de termos uma leitura devocional diária da Bíblia Sagrada, para que venhamos a crescer espiritualmente, é indispensável que participemos de cultos de ensino da Palavra, cultos cujo principal interesse seja o da exposição da Palavra do Senhor, e não usar o pulpito como palanque politico, ou seja, para desabafar suas crises, que venhamos a ter maior conhecimento da Bíblia Sagrada, bem como que sejamos assíduos participantes da Escola Bíblica Dominical, que é a atividade da igreja mais propícia para que, por meio do debate e da interação, possamos elucidar todas as dúvidas que nos surgirem e cheguemos à compreensão do exato significado da vontade de Deus para nossas vidas. Infelizmente, não é difícil encontrarmos igrejas locais em que os cultos de ensino e a EBD sejam as menos freqüentadas, assim como também não é difícil encontrarmos igrejas onde os cultos de ensino passam a ser mais um interminável desenrolar de usos e costumes, ao invés de um acurado estudo sobre as verdades bíblicas. Não é outro o motivo de não termos mais, hoje em dia, o mesmo nível de espiritualidade que caracterizaram as Assembléias de Deus nos primeiros anos de sua história quase centenária em nosso país. Não estamos sendo saudosistas nem desprezando os inegáveis progressos que o Senhor tem realizado no meio do Seu povo, mas se mantivermos esta transigência com a falta de estudo da Palavra de Deus, não poderemos pensar senão na continuidade deste retrocesso espiritual. É tempo de encontrarmos, como no tempo do rei Josias, a Palavra do Senhor em nossas casas de oração II Cr.34:14-19!

Por fim, observamos que o crente sincero e verdadeiro, que quer crescer espiritualmente deve ser, sobretudo, ser alguém que tenha uma vida equilibrada, o que não é difícil para quem é convertido e, como tal, ostenta o fruto do Espírito Santo (Gl.5:22), que tem, como uma de suas qualidades, a temperança, ou seja, o domínio próprio, o equilíbrio. Dentro desta realidade, vemos que o crente que se conforma ao modelo bíblico, não despreza a oração, pois ora em todo o tempo, mas também não deixa em segundo plano a leitura e meditação na Palavra do Senhor. Disse Pedro que devemos crescer na graça e no conhecimento de Jesus (I Pe.3:18).

2 comentários:

  1. Sem dúvida irmão Alexandre, palavra bastante apropriada visto que, infelizmente, muitas igrejas menosprezam o ensino oriundo da EBD. Ainda não é o caso da AD mas sei que muitos crentes "torcem o nariz" para o ensino bíblico além do que, o pregador avivalista ainda é mais valorizado do que o legítimo mestre da Palavra. Mas não desanimemos porque se temos um chamado para o ensino, deveremos perseverar para que a Palavra de Deus seja ensinada, vidas sejam edificadas e o Evangelho avançe até o glorioso Dia do retorno do Senhor. Ele recompensará os que amam Sua Palavra e dedicam-se a ensiná-la (Rm 12.7).

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  2. Verdade Caro amigo e irmão Cicero Ramos na AD todas tem EBD, mas que falta são pessoas capacitadas para o ensino genuino da palavra de Deus. Mais é nas igrejas rebeirinhas onde realmente faltam professores que se dedicam sua vida ao ensino. E não gostam de estudar uma teologia e falam que a letra mata.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...