segunda-feira, 16 de maio de 2011

O ATLETA DE CRISTO



I CO 9.24 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”.
O Apóstolo Paulo comparou a vida cristã a uma corrida de atletismo em um estádio; comparando ele mesmo, com um atleta. O atleta, para alcançar a vitória, antes passa por um longo período de preparo, disciplina, dietas, treinos, para então alcançar a vitória. Nessa comparação que o apóstolo Paulo faz, temos três aspecto que nos chama atenção.
A CORRIDA: A corrida na vida cristã é necessária; não podemos ficar parados (Is 60.1) diz: “Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti”. Não estamos no mundo a passeio temos um compromisso com a palavra de Deus, tanto em relação as nossas vidas, como à vida do próximo que ainda não conhece a Jesus. A corrida tem os seus regulamentos.
- Não pode haver fraude: O atleta não pode utilizar-se de doping adquirindo força extra para superar o adversário. Na vida cristã não é diferente devemos evitar:
  • Mandar os outros fazer o que não praticamos;
  • Trabalhar para sermos louvados
Antes devemos amar, servir e fazer o bem, sem outro motivo a não ser o empenho para que os homens sejam abençoados e ajudados e principalmente Deus ser servindo.
- A Corrida depende unicamente de cada um: Há um esforço, uma luta que depende unicamente de cada um de nós. Não podemos ficar esperando unicamente que o nosso pastor ore por nós; temos que tirar momentos em nossa vida para dedicarmos à oração, à meditação, a servir ao próximo, a ouvir alguém.
O CORREDOR: Na vida cristã o corredor somos nós, e devemos ter o alvo estabelecido - a vida eterna. Os atletas na corrida olímpica, precisa se abster de tudo o que prejudica a sua resistência: a má alimentação, a falta de exercícios físicos, etc. Na corrida cristã é diferente? Não. Precisamos nos abster da preguiça em meditar na Palavra, das murmurações, contendas, invejas, mentiras, apego exagerado aos bens materiais, dentre outros acessórios que nos impede de correr bem. Em II Tm 4.3-5 diz: “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina, mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.
Na corrida cristã, o corredor deve ter fervor de espírito: Vontade de prosseguir, predisposição para buscar em Deus forças para não fraquejar diante dos obstáculos. Em Fl 12.14 diz: “Não que já o tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja tenha alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Amém.
O PRÊMIO:
a) O prêmio é para todos os vencedores. Ap 2.26 diz: “E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações”.
- Todos que chegarem à reta final serão considerados vencedores.
b) Uma coroa incorruptível. Ap 2.10; II Tm 4.7.
Ap 2.10 diz: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
II Tm 4.7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. O prêmio é:
- A garantia da vida eterna
- O cumprimento da justiça de Deus – a coroa da justiça.
Aprendemos que a vida cristã é semelhante a uma corrida, na qual cada um de nós é um atleta. Ou assumimos o nosso lugar nessa corrida e nos habilitamos a receber o prêmio que já está reservado para nós, ou não seremos contados entre aqueles que como o apóstolo Paulo, combateram o bom combate, acabaram a carreira e guardaram a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...