terça-feira, 24 de agosto de 2010

O VERDADEIRO PASTOR





Infelizmente presenciamos casos de obreiros cheios de invejas, ciúmes, fofocas, etc. Não estou aqui generalizando e afirmando que somente as igrejas de costumes rígidos tenham pessoas sem caráter. Esse tipo de gente tem em todo lugar! O fato é real.

Falta, em algumas igrejas, o ensino sobre o caráter do cristão. Ensinar a verdadeira DOUTRINA da Bíblia; que é andar como Cristo andou. Ensinar a amar ao próximo com sinceridade e não somente de palavras, pregando uma coisa e vivendo outra.


Temos que viver o Evangelho de Cristo, um cristianismo genuíno, um viver "santo" segundo a Palavra de Deus, e não segundo os
homens. Não ser crente somente no emocional, no "pula-pula", no "fogo de brasa-viva", supersticioso, acusador, etc. Mas um crente fundamentado na Bíblia,  pentecostal, mas que tenha, sobretudo, obediência as Sagradas Escrituras, e não nas doutrinas de homens que dizem que só elas salvam. Quando na realidade quem salva é JESUS através do verdadeiro evangelho.

Como muitas ovelhas ainda estão sem verdadeiros pastores! Homens que só falam em doutrinas do seu próprio interesse, pastores que não conseguem pastorear a sua própria casa. E com isso não são dignos de pastorear nenhuma igreja.

Isto posto, quero apresentar dez características de um verdadeiro pastor.

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência” (Jeremias 3.15).

1 . Auto-entrega. "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10.11). O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheio de problemas e até fazendo oposição ao ministério, como foi o caso dos coríntios. A eles Paulo escreveu: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado?" (2Co 12.15).

2 . Tem preocupação com a restauração de cada membro individualmente. "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não ira pelos montes, deixando as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos" (Mateus 18.12-14).

3. O pastor segundo o coração de Deus sempre há de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus.

4. Não age como dominador sobre o rebanho, antes serve como um exemplo: "Nem como dominador dos que te foram confiados, antes te torna modelo do rebanho” (I Pedro 5.3).

5. Busca ao Senhor para saber a sua vontade: "Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscam ao Senhor; por isso não prosperam, e todos os seus rebanhos se acham dispersos” (Jeremias 10.21).

6. Não apascenta a si mesmo: "Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores que apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas" (Ezequiel 34.2-3).

7. Apascenta as ovelhas: "As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes;” (Ezequiel 34.4). Visita e não deixa os fracos na sua fraqueza, e os feridos recupera. Vai atrás dos que estão se afastando. Mesmo muito ocupado, sempre acha tempo para atender aos que necessitam de cuidado. Pastoreiam os que o amam e nunca os abandona como o versículo supracitado.

8. Não exerce domínio sobre o rebanho: "Mas dominais sobre elas com rigor e dureza" (Ezequiel 34:4b). Sabe que não é dono, mas pastor das ovelhas de Cristo. "Não como dominadores sobre o rebanho..." (I Pedro 5.3).

9. Não quer ter a primazia: "Escrevi alguma coisa à Igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida" (III João 9). Pratica a liderança servidora (II Coríntios 4.5). Não é obstinado pelo poder (III João 9).

10. Acolhe na igreja a pessoas que não o apoiam (III João 9b).
"As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse." (Ezequiel 34.6)

3 comentários:

  1. Paz do Senhor, Pai.

    É isso aí, um bom texto de quem já esta se preparando para tal função.

    Abraço em Cristo, de seu filho que te ama muito Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amado e nobre amigo. Infelizmente o que a gente mais presencia hoje são homens dominadores, que amam serem servidos ao invés de servirem à noiva do cordeiro. Homens que não pastoreiam, mas conduzem o rebanho com vara de ferro e ainda abrem as portas para os lobos entrarem com suas heresias. Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mano que Deus continue te abençoando, precisamos atentarmos para a genuína palavra de Deus em vez de ficarmos falando coisa que nada tem a ver com a salvação. O povo precisa saber que quem salva é Jesus que religião e doutrina de homens apenas escraviza , porém jesus liberta o próprio Senhor Jesus disse o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
    Marta Mangabeira

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...