quarta-feira, 7 de março de 2012

O Toque





O Toque

Mc 1.40-41 “E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: se queres, bem podes limpar-me, e Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo”.
Lv 13.46 “Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial”.
A lepra era considerada como um pecado de impureza. E quem a tivesse era banido do meio social, do convívio familiar, e sua morada passava a ser fora arraial, fora do círculo familiar e social. Pois, devido à lepra ele não podia chegar perto de ninguém; e quem chegasse perto do leproso era considerado imundo e ficaria fora do arraial por 7 dias. A situação de um leproso era difícil e triste, a lei os obrigava a afastar-se de todos. Mas quem quer ficar sozinho, isolado de todos, sem amor, afeto, sem um abraço ou simples aperto de mão? Ninguém. Mas ao ouvir falar de Jesus e de suas obras, os leprosos voltaram a ter esperança, a sonhar novamente com um convívio familiar, social. Por isso aquele leproso aproximou-se de Jesus o máximo que a lei lhe permitia, e ajoelhou-se em sinal de humildade e reconhecimento, pois sabia que somente Deus pode purificar qualquer pecador. E gritou: “se queres, bem podes limpar-me”. Aqui ele reconhece a vontade Soberana de Deus. Pois somente em Deus está o querer e o efetuar. E Jesus quis; e foi ao seu encontro, pois Ele está acima da lei. E ao se aproximar do leproso o que aconteceu?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...